Convidados pelo Sicoob Unicoob e Instituto Sicoob, cerca de 200 líderes cooperativistas do Sicoob, Sicredi, Uniprime, Unicred, Cresol e Cecred, de diversos estados brasileiros, assim como lideranças estrangeiras de diversos países da América Latina e Europa participaram da Conferência Internacional Cooperativismo e Desenvolvimento Regional, realizada nos dias 4 e 5 de abril de 2017, em Foz do Iguaçu, Brasil.

Desenvolvimento se faz em parceria. Nossos agradecimentos ao apoio e participação na Conferência do Banco Central do Brasil, Ocepar, Sebrae, Fiep, Itaipu Binancional, Sancor Seguros, Sipag, Bancoob, Confebras, CAF, PWC, DGRV, ABDE e OIT.

O papel, as possibilidades e os desafios do cooperativismo como agente de desenvolvimento regional foram debatidos à luz de experiências exitosas em diversos países, com destaque para as garantias mútuas, educação cooperativa, startups, tecnologia e Inovação.

O encontro e os debates travados foram elucidadores: o cooperativismo é um fator central na geração de riqueza e desenvolvimento de nossas cidades e regiões.

Mas podemos fazer mais, podemos fazer melhor!

Dentre os desafios do cooperativismo destacaram-se: a oferta de produtos e serviços financeiros adequados às reais necessidades e possibilidades dos cooperados; ganhos consistentes de eficiência e produtividade; aumento da escala das operações; redução de custos e aperfeiçoamento dos mecanismos de informação e participação dos associados, reforçando a governança de nossas cooperativas.

Nossos programas de educação cooperativista, notadamente as ações voltadas para jovens e a formação de nossos dirigentes, devem ser reforçados e ampliados.

O desenvolvimento de estratégias compatíveis com as atuais mudanças demográficas, comportamentais e tecnológicas ocupam lugar central em nossa agenda estratégica.

Para isto é preciso ousar, é preciso inovar. Por exemplo, com transformação das Sociedades de Garantias de Crédito em Cooperativas de Garantias.

Podemos e devemos fazer mais praticando a intercooperação entre os diferentes Sistemas Cooperativos de Crédito, e destes com os demais ramos do cooperativismo.

Nosso desafio é o desenvolvimento de um cooperativismo eficiente, competitivo e inovador, buscando o equilíbrio entre o desempenho financeiro e a sua função social e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento sustentável de nossas cidades e regiões.

Iremos enfrentar este desafio com engajamento, profissionalismo e dialogo e parcerias entre nossas cooperativas.

Junto somos fortes!

Desenvolvimento é o nosso negócio!

Foz do Iguaçu, 05 de abril de 2017.

Sicoob Unicoob e Instituto Sicoob

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-cooperativismo-financeiro-oferece-boas-para-de-dos-santos/

Deixe um Comentário