A primeira plataforma que permite o empréstimo direto entre pessoas, sem intermediação bancária, iniciou suas operações. Aprovada pelo Banco Central em setembro de 2019, a fintech Bullla (www.bullla.com.br) é a primeira a operar no formato SEP – Sociedade de Empréstimo entre Pessoas. A plataforma “peer to peer” não conta com uma instituição financeira intermediando e…

Leia Mais

Ao longo de 2019 a Selic passou de 6,5% para 4,5%, os juros médios cobrados na ponta caíram apenas 0,2%, segundo dados divulgados ontem (29.01) pelo Banco Central. Tudo o resto constante, uma redução dos custos de captação que não são repassados para o tomador do crédito resulta em aumento do spread bancário. Foi o…

Leia Mais

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulga estudo sobre mercado de instrumentos de pagamento, com foco em cartões e meios de pagamento eletrônicos. O objetivo do estudo é fomentar pesquisas sobre esse setor e subsidiar as decisões futuras do Cade e a formulação de medidas por parte das instituições reguladoras. “Em razão da maior…

Leia Mais

Identificar tendências e traçar cenários em um setor em profundas transformações é um grande desafio. Pensar o futuro do setor bancário é ainda mais difícil. Tecnologias e modelos de negócios disruptivos desafiam uma história secular da banca tradicional e do cooperativismo de crédito. A profundidade e, principalmente, a velocidade das transformações indicam que o tempo…

Leia Mais

Segundo o Banco Central, a quantidade de transações bancárias realizadas por smartfones em 2018 chegou a 29 bilhões, um crescimento de 18,5% em relação ao ano anterior. Somados, smartfones e internet banking (21,9 bilhões de transações) responderam por quase 70% do total de transações do setor bancário nacional em 2018. No mesmo período, diminuíram a…

Leia Mais

Nos últimos meses participei de diversas discussões sobre o chamado cooperativismo de plataforma. Os exemplos de cooperativas de plataforma ainda são poucos, mas o interesse crescente no tema – também no Brasil – indica que esse número irá aumentar nos próximos anos. A referência é a chamada “economia digital” e o sucesso do Uber e…

Leia Mais

Uma resposta adequada a este desafio passa, necessariamente, por uma forte redução da grande assimetria de informações entre agente financeiro e clientes nesse segmento empresarial. Conhecer o cash flow da empresa em tempo real é o primeiro passo. O segundo é coletar, processar e analisar informações adicionais em grande quantidade com emprego de IA.Conjuntamente eles…

Leia Mais