Skip to content

Você sabe quanto paga de tarifas bancárias?

Você sabe quanto paga de tarifas bancárias?

Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência aponta que quase a metade dos correntistas (49%) não sabe.

Segundo essa pesquisa, uma consequência desse desconhecimento é o elevado percentual (40%) das reclamações no Procon-SP (1T2019) relacionadas a bancos são sobre cobranças indevidas – o cliente não teria entendido o motivo da cobrança de alguns serviços.

Falta educação financeira?

Certamente. Mas em tempos de “centralidade no cliente”, os agentes financeiros não podem se eximir da sua parte de responsabilidade nesse resultado. Por isso, o Procon-SP orienta os bancos a informarem tarifas e taxas nos contratos e sites de maneira “clara, ostensiva e adequada”, como prevê o Código do Consumidor.

A cobrança de tarifas elevadas – e, frequentemente, desconhecidas pelo cliente – reflete uma constelação de mercado que está mudando rapidamente. O ingresso de novos players no mercado, em especial os bancos digitais, representa um grande desafio para a política de precificação dos bancos de varejo. E não só em relação as tarifas.

Não é coincidência que a pesquisa do Ibope foi encomendada pelo C6 Bank, banco digital alemão em início de operações no Brasil.

#tarifas #bancárias #ibope #bancos #custos #C6Bank #concorrência #inovação #Cosinergia

Deixe um Comentário